2013, cinco anos depois

Hoje, vi portais dando conta de que faz cinco anos que teve o maior protesto, ou o mais importante, daquele monte de protestos de 2013. Alguns desses portais chamavam a atenção para todos os que se feriram na ocasião.

Pena que eles se feriram por nada.

Eu me lembro de ter ficado com esperança, nessa época. De ver toda aquela movimentação e ter pensado “agora, vai”! Eu até escrevi, aqui no meu blog, um texto, acompanhando da música “Será”, da Legião Urbana, para ilustrar a situação.

Pena que escrevi por nada.

Porque, nas eleições do ano seguinte, todo mundo que estava no poder foi reeleito!

Que coisa, né? A situação estava tão ruim, mas tão ruim, que a presidente foi reeleita, o governador aqui de São Paulo foi reeleito…

Lembram desta charge?



Foi exatamente isso que aconteceu… Não teve voto de protesto, não teve novos nomes… Teve a repetição do que estava, a manutenção do que estava!

E teve uma coisa muito pior, que eu já falei aqui, inclusive, no post anterior a este: foi aí que nós nos dividimos em torcidas de partidos políticos! Foi aí que começamos a brigar uns com os outros por qualquer motivo, válido ou não! E foi a partir daí que as passeatas começaram a ficar tão comuns, mas tão comuns, que elas passaram só a ser uma perturbação no trânsito, inócuas além disso, em 99% dos casos! E começaram as passeatas por motivos quaisquer: “Marcha da Maconha”, “Marcha das Vadias”, teve até a “Marcha dos Bons Drink” (sic), lembram-se?

Quanto a mim, essa foi a última vez que eu tive esperança de que o Brasil ia engrenar. Eu me lembro de uma amiga minha, me avisando que não ia dar nada, que era Brasil, que não ia mudar nada… Eu devia ter ouvido!
Afinal, o que mudou, mudou para pior!

E, podem rir, mas o último prego nesse caixão foi dado pouco mais de um ano depois, no 7x1!
Afinal, se a gente estragou até o nosso futebol, o que a gente não pode estragar?

Não tenho mais fé no Brasil, não!


2013 foi à toa. 2018 também será.

NOTA RIGOROSAMENTE NADA RELACIONADA

Parece que foi ontem, mas já se passaram quatro anos!
E amanhã, lá vamos nós de novo! Mais uma Copa do Mundo!

Espero que não tenha um novo 7x1… Na boa, se a gente conseguir ficar entre os quatro primeiros, mas sem passar tanto vexame, já está ótimo! Chega de ser desclassificado nas quartas!

P.S.: Se vocês quiserem ler o post ingênuo de 2013, é só clicar aqui!

Comentários