Oi, gente!

Centenário da Imigração Japonesa

Pois é! É hoje o dia! Há exatos cem anos, os primeiros 781 imigrantes japoneses chegaram à Terra de Santa Cruz (aqui), cheios de sonhos e esperanças, pra começar uma nova vida...
Bom, eu não vou ficar falando de influências, de importância, até porque eu não sou a pessoa mais adequada. Não tenho família japonesa (mas ítalo-lusitana, ou seja, sou paulistano), mas sempre tive a cultura deles por perto, ainda que timidamente.
Na escola em que estudei, sempre tinha alguém de família japonesa - e geralmente, alguém que trazia/recebia do Japão revistas e equipamentos eletrônicos com os quais só podíamos sonhar! Lembro de que, quando eu era pequeno, a TV Record, de São Paulo, passava só produções japonesas, de tarde - eu passava minhas tardes vendo Ultraman, Speed Racer, Sawamu, Judoca, Shadow Boy, Vingadores do Espaço, Pinóquio, Robô Gigante, Ultra Seven... Vai ver que é por isso que eu não estranho nomes japoneses, até hoje!
Depois, nos anos 90, eu fui a reuniões de fãs de anime/manga na Gibiteca Henfil, em São Paulo, mas eu já falei disso aqui.
Bom, enfim, uma coisa, eu posso dizer com certeza: sem os japoneses, este seria um país bem pior! Eles são parte fundamental de nossa riqueza cultural, de nova diversidade!
Somos mais ricos, em todos os sentidos, porque eles estão aqui, há um século!

A música de hoje



A música de hoje (2)

Ah, acharam que era só uma, é? Hehe! E esta é realmente Made in Japan! Trata-se de Ayumi Hamasaki (ai, meu coração!...), com Fated!



Lembrança...

Bom, depois de citar tantas lembranças relativas ao Japão, hora de mostrar uma delas, né? A abertura brasileira de Sawamu, o Demolidor!



Ja ne!

Comentários