30 anos...

E, de repente, faz 30 anos que morreu o Cazuza!
Eu lembro de toda a comoção que foi. A agonia toda em público, ou talvez a exposição, não agonia, porque ele não era de se esconder, nem de ficar chorando mágoas, ele fez questão de ir em frente, até o final.
Até hoje, a imagem que me vem à mente, quando me lembro dele, é a do final, com a pele já acinzentada, ele já bem magro... Quando topo como uma foto dele ainda saudável, como aconteceu hoje, eu até estranho - eu já tinha me esquecido de que ele tinha sido assim.
Que figura foi esse cara!...

Quanto a mim, eu estava no Primeiro Colegial. Ainda eram os anos 80, embora, no popular, a gente considerasse 90. Para mim, até que fez sentido, essa classificação, embora, como eu ainda estivesse no Rio Branco (de São Bernardo do Campo - não confundam, por favor), eu considero, até hoje, o período de 1990 a 1992 como um "puxadinho" dos 80. Mas, no fundo, sei que não foi, não.
A lista de chamada estava bem diferente do que era até o ano interior, embora ainda houvesse gente que estivesse comigo desde a Terceira Série do Primário. Conheci muita gente de quem sinto profunda falta até hoje. E foi a primeira vez que eu tirei mais que dez em uma prova, por conta de um professor cujo sistema de notas ia até QUINZE!
Na rádio, eu deixei a Jovem Pan 2, dei umas passadas pela Transamérica e pela Cidade (que era pop, também), mas acabei indo parar na Alpha FM (sério!). Acabei não entrando na onda do grunge, nem nada, porque eu já estava com saudades das músicas dos anos 80. Aliás, eu comecei a me sentir muito deslocado do resto do mundo nessa época (e essa sensação perdura até hoje). E também continuei seguindo meus ídolos dos 80: Pet Shop Boys e a-ha, por exemplo, lançaram discos ótimos, nesse ano ("Behavior" e "East of The Sun, West of The Moon', respectivamente).

E, juntando os assuntos, olhem só, o Ringo Starr está fazendo OITENTA ANOS! É, um dos "fab four" remanescentes chegou aos 80! O mais "boa praça" deles, digamos, o mais tranquilão, sorridente... Ou, pelo menos, é assim que o vejo.
E o gozado é que, para mim, Beatles começou como uma coisa dos anos 80!
CALMA: é que, quando lançaram a discografia deles em CD, meu pai comprou (aos poucos...), e foi aí que eu fiquei sabendo da história toda deles e que um deles era um cara de cujas músicas eu já gostava - Paul McCartney! "No More Lonely Nights" é uma das minhas favoritas, disparado, até hoje! Mas, enfim, hoje, na minha cabeça, os Beatles já estão no lugar certo, os anos 60 - e continuam sendo os melhores de todos os tempos!

Enfim, foi bem movimentado. E o triênio 90-92 seria meu último momento de normalidade por algum tempo...
Mas essa é uma outra história.

P.S.: sim, eu escrevi isto no dia 7 de julho.

P.S. 2: post dedicado ao seo Miguel, tio-avô da minha esposa, que nos deixou ontem... Descanse em paz!

Comentários