Programas de Rádio

Sabem, apesar de ser assinante do Google Music (que será substituído pelo YouTube Music, já em operação, na verdade) e de ter um monte de MP3s no meu celular, eu ainda gosto muito de ouvir rádio. É mais legal do que, simplesmente, deixar alguma coisa rodando no shuffle. Por quê? Por conta do elemento humano. Tem alguém lá do outro lado. Especialmente quando eu morava sozinho, o rádio me fez muita companhia. E, mesmo hoje, de vez em quando, ainda gosto de ouvir, mesmo já não sendo mais sozinho.
Falei tudo isso porque, neste mês e meio de 2019, já teve duas baixas dentre os programas de rádio que eu ouvia.
Um deles é o Lado 2, que passava na Roquette Pinto, rádio do Rio de Janeiro. Olha, confesso que eu não ouvia ao vivo, via broadcasting, mas via MixCloud, online, depois. Mas, ainda assim, é chato saber que não está mais no ar. Felizmente, o Lado 2 ainda está no ar, graças à Internova Web Radio (passa às sextas de noite aqui) e ainda pode ser ouvido depois na Mixcloud.
O outro é o Oxydance, que estaria fazendo 30 anos neste ano e já foi de rádio em rádio, e acaba de ser vítima do fechamento da rádio Estilo FM (a frequência deles, a 92,5, agora está com a KISS FM, aqui de São Paulo, que estava nos 102,1). Nesse caso, o programa está fora do ar, mesmo, sem opção online. Para quem gosta de rádio, o depoimento do apresentador do Oxydance, o Carlinhos, é de dar lágrimas (e pode ser visto/ouvido aqui).
Alguém disse que esse tipo de programa não tem mais espaço no rádio. Tenho medo disso, honestamente, numa época em que a moda é nivelar por baixo. Mas, felizmente, ainda há muitos programas nas rádios por aí, como os que a própria KISS FM têm, na faixa do meio-dia, a saber: Gasômetro, às segundas; Filhos da Pátria, às quartas; e Bem que se KISS, às quintas. Na Energia 97, tem o Energia na Veia (tem um trocadilho, aí, pois pronuncia-se “véia”). E tem tantos outros por aí, felizmente. E tem a questão dos podcasts que, de certa forma, são programas de rádio "independentes", que a gente pode baixar e ouvir quando achar melhor.
Mas me preocupa, sabem, me preocupa ver dois programas (e uma rádio) serem limados do ar. Fico pensando se tem a ver com o crescimento do streaming. Pode ser, mas não sou entendido nisso.
O que eu quero, mesmo, é que o rádio continue.

UPDATE:  A Estilo continua, com Oxydance e tudo, no mesmo horário, em estilo.fm.br! Menos mal!

Comentários