Copa do Mundo e...



No momento em que escrevo este, falta pouco mais de uma semana para o início da Copa do Mundo de 2018 - a saber, Rússia x Arábia Saudita, dia 14, ao meio-dia (de Brasília) (e estou dando uma revisada enquanto não começa Brasil x Áustria, último amistoso antes da estreia). E eu percebi uma coisa diferente: ainda não tenho nenhuma tabela de jogos!

Antigamente, qualquer lugar que você entrava, saia com uma tabelinha da Copa: lanchonetes, mercados, bancos, lojas de móveis, farmácias… Eram brindes comuníssimos! A esta altura dos acontecimentos, eu já estaria com um monte delas... Mas, neste ano, só tenho a do álbum!

(Em tempo, já disseram que é a própria FIFA que só permite que os patrocinadores da Copa façam as tabelas… É, a cupidez da FIFA só piora!)

Eu sei que tem os aplicativos e tudo, mas eu já ouvi gente comentando que o pessoal está menos animado com isso, neste ano! Eu só vi um bar perto de casa preparando uma decoração para a Copa! O McDonald’s fez os lanches campeões deles, mas, de resto, tudo muito calmo!

Eu fico pensando nos motivos para isso. Em um primeiro momento, me veio que o 7x1 doeu ainda mais do que eu achava. Tem a questão da (eterna) crise, também, se bem que, mesmo na época do 1% de inflação ao dia, estávamos lá torcendo. Mas eu pensei em outra coisa, que não exclui as anteriores: a gente trocou a nossa torcida para a política!

Atenção: eu não disse que a gente desenvolveu uma consciência política, que estamos mais participativos, que estamos trocando o futebol por temas fundamentais ao país. Estou falando de TORCER para um lado, político ou partido como se torce para um time de futebol! Se a gente realmente estivesse discutindo política, praticando política de uma forma saudável (existe isso?), com debates civilizados, tudo bem, valeria a pena, talvez até trouxesse um Brasil melhor. Mas não é o que estamos vendo por aí.

É triste admitir isso, mas, se for isso mesmo, era melhor a gente não ter se politizado tanto…

De qualquer forma, a Copa está aí.

No meu caso, torço para que não haja um outro 7x1! Mas, sinceramente, acho que a Alemanha leva esta e empata com a gente em títulos! E é uma pena que a Itália não tenha se classificado. Seria legal ver o Buffon disputando um último mundial. E, se o Cristiano Ronaldo parar de olhar para o espelho, Portugal deve ir bem, também. Ah, dizem que a França é candidata forte.

Agora, vou ver se acho uma tabela da Copa...

Comentários