Adolescência(?)

Me ocorreu uma coisa, recentemente... quer dizer, era uma ideia que estava ricocheteando na minha cabeça, mas, aí, veio o tal do Brexit, essa confusão toda na Turquia, e eu achei que era isso, mesmo...
Será que a nossa sociedade está na adolescência?
Quer dizer, tem uns comportamentos que eu ando vendo, tipo... o famoso "mimimi". Essa coisa que reclamar de tudo é coisa de adolescente. Questionar tudo o que está ao redor também - e eu vejo muito questionamento religioso, sexual, comportamental, ultimamente. Aliás, o "recorde", até hoje, foi um moleque dizendo que "não aceita ser definido pelo que tem entre as pernas"... Alguém chame um professor de Biologia, rápido!
Que mais?... Ah, tem a questão de mudar por mudar, de seguir modinhas, de achar que dá para mudar o mundo com medidas inócuas (tipo as ciclovias)... Tipo um cara que pixa um protesto num muro e acha que o mundo será outro na manhã seguinte!
E teve o tal do Brexit! Olha, eu juro, essa me pegou de surpresa! Não que eu não estivesse acompanhando (embora não tenha me aprofundado muito nisso), mas a questão é que eu achei, no fundo, que o "Stay" (ficar) fosse ganhar! Eu até esperava algo equilibrado, mas, poxa, estamos no Século XXI, eu não esperava, mesmo, que uma ideia tão retrógrada fosse passar (e olha que eu sou bem conservador)! E passou! Aí, pensei, puxa, isso é de adolescente (antigo), querer ser rebelde, sair de casa, morar sozinho...
Aliás, eu fiquei bastante decepcionado com o Bruce Dickson, do Iron Maiden. Não que eu fosse um grande fã, tenho pouquíssima coisa deles, mas o cara me apoia o Brexit e ainda vem com um papo todo de "agora, a Europa vai ter que negociar com a gente"... Se bem que, parando para pensar, na vez que ele esteve aqui, fazendo palestra (numa Campus Party, se não me engano), eu já tinha pegado uma ou duas coisas meio "pra trás", no discurso dele.
O que me lembra do Trump, nossa, tinha esquecido dele! Parece uma criança mimada, nem adolescente! Tipo, "tem que ser do jeito que eu quero e foda-se"! Desse cara, eu tenho até medo!
Mas, enfim, tudo isso, pra dizer que eu tenho a sensação de que nossa sociedade está passando por uma espécie de adolescência. Agora, o que me preocupa é que tem dois resultados possíveis para isso: ou o adolescente se lasca por causa da estupidez típica da fase, ou passa por isso e se torna adulto.
Qual será que seremos nós?

Comentários