Rio de Janeiro (ou "uma camada de realidade")

Quando eu fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez, em dezembro do ano passado, a minha namorada, a Bárbara, me levou para conhecer o Museu da República - o Palácio do Catete, antiga sede do governo federal. Quando a Bárbara disse "foi aqui que o Getúlio Vargas se matou", me deu um arrepio!
Recentemente, estive no Rio novamente, e fomos ao bar Garota de Ipanema - outrora Bar Veloso. Foi nesse bar que Tom Jobim e Vinícius de Morais compuseram "Garota de Ipanema", uma das mais importantes peças da música brasileira!
Só que eu me peguei olhando para as paredes e mesas desse lugar, visualizando Jobim e Vinícius sentados ali, louvando a beleza de uma garota e fazendo História sem perceberem! E eu não parava de sorrir!
Quando a Bárbara me perguntou como eu estava me sentindo, demorei para conseguir dar uma resposta. Parecia muito irreal, eu lá em Ipanema, naquele lugar tão histórico! Mas foi daí que veio a reposta. E era exatamente o contrário!
Não era irreal, era real!
Eu já tinha ouvido a música oitocentas vezes, eu já tinha lido a respeito dela outras tantas. Mas era uma história de que eu tinha ouvido falar, era uma informação que eu tinha, apenas! Quando eu pisei no local em que ela foi composta, isso acrescentou uma camada de realidade à coisa! Exagerando um pouco, foi a partir desse momento, para mim, que Jobim e Vinícius realmente estiveram lá compondo "Garota de Ipanema"!
E isso tudo me lembrou de todas as coisas que falam sobre viajar... De como expande nossos horizontes, etc... Você não vai ficar mais sábio por ir até o Louvre e ver a Monalisa! Mas a sua percepção, a sua sensação a respeito dela vai mudar! Vai ser um "uau, é de verdade!"!
Aliás, exatamente o que me aconteceu na primeira vez que vi o Copacabana Palace ao vivo! Pensei "Caramba, não é cenário?? É de verdade??"! Juro!
De qualquer forma, ainda tenho muitos lugares que eu desejo tornar reais para mim, aqui e no exterior! O próximo passo é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ver as palmeiras que Dom João VI mandou plantar! Assim, elas passarão a existir para mim!

Comentários