Ironia (ou falta de sintonia)

Oi, gente!

Chegou hoje, às bancas, a Revista da ESPN Brasil. Hoje, também, a Amazon lançou a versão beta do Kindle for PC.

A ESPN é a melhor emissora esportiva do país, com um corpo de profissionais de primeiríssimo nível: Paulo Vinícius Coelho, Cledi Oliveira, Paulo Calçade, Paulo Soares, Antero Greco, e por aí vaí! Eles já tem dois canais de TV a cabo (estou considerando a ESPN Internacional), uma rádio (a Eldorado/ESPN, que pode ser ouvida nos 700 kHz do AM), um ótimo site e também um canal no TV Terra.

O Kindle é um aparelho do tipo conhecido como e-reader: ele serve para se lerem livros no formato eletrônico (e-books). Até pouco tempo, o aparelho estava disponível apenas nos Estados Unidos, mas já há uma versão internacional. Para baixar os livros, basta uma conexão 3G ou EDGE. O Kindle for PC que eu mencionei acima é um software da Amazon que permite que os e-books deles sejam lidos em um computador comum (com Windows; eles dizem que haverá uma versão para Mac, mas nem mencionam o Linux, infelizmente). Ou seja: mesmo quem não tem o aparelho Kindle pode ler os livros. Ah, detalhe que é bem importante para este post: não só livros, mas também revistas e jornais – como o brasileiro O Globo, que já tem versão para Kindle!

Diante disso tudo, eu me pergunto: por que lançar uma revista impressa?

A ESPN já tem largas presenças online e offline, como descrevi acima. O Kindle para PC está aí, gratuito, para ser baixado por qualquer um (com Windows, ainda…). É um meio muito mais prático de distribuir conteúdo – e poupar um monte de árvores, no processo!

Sei que estamos no Brasil e que, mesmo lá fora, o Kindle (e outros e-readers) não são uma presença tão maciça. Sei que não é todo brasileiro que tem cartão de crédito e conexão à internet (banda estreita ou larga). Sei que a revista, assim como o livro, tem o prazer táctil. Sei que periódicos como o Lance!, totalmente voltado aos esportes (claro que com preferência para o futebol) vendem bem.

Mas não consigo deixar de pensar nesse lançamento da ESPN como um passo pra trás! Se eles tivessem feito isso há dois anos, há um ano que fosse, ainda faria sentido, mas, no momento em que o Kindle começa a ganhar presença global, em que há outras revistas brasileiras, como a INFO, e até uma editora anunciando a conversão de seu conteúdo para o formato eletrônico, o canal esportivo me parece ter dado uma bola fora!

Eu até imagino que, em breve, teremos a Revista da ESPN Brasil em formato eletrônico – aliás, tenho certeza disso! Só sei que passei na banca, hoje, vi a revista lá e segurei minha vontade de comprar (a revista, não a banca)! Vou guardar meus cobres para estrear o Kindle for PC!

Momento fotolog

Pois é! Neste ano, eu resolvi largar de frescura e não esperar até dezembro pra começar o consumo desenfreado de chocottones!! E, pra começar, o original, da Bauducco!! =D

FUI!

Comentários