Momento Pipoca: Agente 86 (Get Smart, EUA, 2008, ****1/2)

agente86_4 Quem tem a minha idade vai se lembrar da série Agente 86, que mostrava as trapalhadas de Maxwell Smart (o saudoso Don Adams), um agente do CONTROLE, organização secreta norte-americana que lutava contra os terroristas da KAOS ! Max era um completo trapalhão, mas sempre acabava salvando o mundo - e nos fazendo rir! Sempre à base de piadas infames!
Bem, mais de quarenta anos depois, Smart está de volta, numa adaptação caprichada para o cinema! Desta vez vivido pelo ótimo Steve Carell, desta vez ele é um agente que age em tarefas administrativas, até que todos os agentes do CONTROLE têm sua identidade exposta - e ele, como o único desconhecido, tem que agir, acompanhado da agente 99 (Anne Hathaway), para impedir a KAOS de aprontar algo, digamos, nuclear!
O filme é divertidíssimo! Mesmo sem a claque, dá pra rir um monte! A caracterização das personagens, no entando, não está 100% perfeita - 99 é bem diferente do que era na série, mas, hey, são 40 anos de diferença! As mulheres mudaram! Não dava pra ser igual, mesmo! E o Chefe (Alan Arkin), não está tão sério - na série antiga, ele era a "vítima" favorita das baboserias de Smart! Mas ele mudou pra melhor, se querem saber, participando mais da ação! E está, digamos, menos calmo! Agora, tem três caracterizações que ficaram ruins! Quer dizer, duas, na verdade, ficaram sem graça, e a terceira ficou catastrófica! As duas sem graça são as dos vilões Siegfried (Terence Stamp) e Shtarker (Ken Davitian) - o Siegfried de agora é bem mais maligno do que na série! Sim, ele era vilão, mas também dava margem a piadas, especialmente implicando com Shtarker! Isso não apareceu neste filme, mas pode aparecer nos próximos (torcendo, torcendo, torcendo,...)! Agora, ruim MESMO ficou Larabee (David Koechner): não tem NADA a ver com a personagem original! Na série, era um cara que conseguia ser mais "toupeira" ainda que o Smart, mas era um cara bacana, que fazia o serviço dele, era amigo do pessoal! No filme, ele não passa de um idiota metido folgado! Só sobrou o nome da personagem! Tudo bem atualizarem a 99 e o Chefe para se adaptarem aos tempos, mas o que fizeram com o Larabee não tem justificativa, nem explicação!
MAS é no campo das personagens que está O destaque do filme! Senhoras e senhores, palmas para Steve Carell! Ele é fantástico! O cara é muito bom! Ele conseguiu fazer bem aquele "jeito Maxwell Smart" de ser - sabem, o "velho truque de fazer de conta que está tudo sobre controle após fazer uma enorme besteira"! Ele pegou bem como era o velho Max, deu uma exageradinha em umas coisas, colocou um ar um pouco triste nas cenas iniciais (quando Smart ainda quer ser um agente de campo) e ficou ótimo! Vou confessar: era o meu pior medo para a adaptação! Mas, já nos trailers, dava pra ver que Carell tinha dado conta do recado! Ele é, sim, um sucessor digno pra Don Adams! Ah, por falar nisso, antes de que eu me esqueça: prestem atenção, que tem gente das antigas dando a cara no seriado, ops, no filme!
Enfim, Get Smart não leva a nota máxima apenas pelos problemas de caracterização supracitados! É um filme divertidíssimo! Eles só erraram por um tantinho assim!

Comentários