Momento Pipoca: "Homem de Ferro" (Iron Man, EUA, 2008) *****

Vocês se lembram do Tony Stark? Aquele cara que tirava onda de que era cientista espacial, mas também era Homem de Ferro, elétrico, atômico, genial? Pois é: ele está de volta, interpretado por Robert Downey Jr., naquele que é sério candidato a melhor filme do ano!
Stark é um baita dum playboy, cujo interesse por mulheres só encontra paralelo em seu interesse por tecnologia! Tudo sustentado pelas Indústrias Stark, herança de seu pai, cujo principal produto são armas! Aliás, esse é um orgulho de Stark: fabricar armas pra garantir a paz, ajudando os Estados Unidos a manterem sua hegemonia mundial.
Só que isso tudo rui no dia em que, após uma demonstração de uma nova arma para os militares americanos, no Afeganistão, Stark é capturado por terroristas desejosos de ter a melhor tecnologia bélica do mundo em suas mãos. Aí, ele vê suas armas nas mãos de quem ele nunca imaginou estar, sendo usadas para matar soldados americanos e também civis inocentes. Para escapar, ele desenvolve uma armadura que usará para corrigir todo o mal que ele, sem saber, causou. Nasce o Homem de Ferro!
Esse, na verdade, é o aspecto mais interessante do filme: não se trata apenas de um amontoado de cenas de ação cobertas com efeitos especiais! O verdadeiro foco do filme é a reconstrução de Tony Stark. Tirado de seu mundinho perfeito e confortável, ele é deixado apenas com os escombros de suas ilusões e crenças. Ele descobre aliados onde menos esperava e inimigos onde menos suspeita. É um novo Stark, com um novo objetivo de vida: buscar a redenção, corrigindo todo o mal que involuntariamente causou!
A interpretação de Robert Downey Jr é um dos grandes destaques do filme, transmitindo um ar blasè (palavra da moda) perfeito à personagem quando em festas e outras ocasiões sociais que realmente não lhe interessam - seus olhos brilham mesmo quando ele lida com tecnologia, além de quando está com sua secretária/amor reprimido, Virginia "Pepper" Pots (Gwyneth Paltrow). Aliás, o elenco todo está afinado: além dos já citados Downey e Patrow, loas para Jeff Bridges, irreconhecível e fantástico como Obadiah Stane!
Agora, claro que não dá pra não falar dos efeitos especiais, né? Simplesmente incríveis! Isso, sem falar das armaduras, muito bem-feitas, muito realistas! A Mark 3 é maravilhosa! Eu vou querer uma!
Enfim, diversão de primeira: ação, humor, conflitos psicólogos e um dos super-heróis mais bacanas de todos os tempos finalmente na telona, num filme daqueles de torcer pelo mocinho até o final!
Ah, por falar nisso: não saiam do cinema até acabarem os créditos do filme! Vale a pena ver, eu garanto!

Comentários