Pod, cast?

É, eu sei. Infame. Mas eu cresci assistindo a O Agente 86, então, pra mim, não tem galho! Vocês é que são chatos!

Enfim, não vim aqui pra falar nisso. Vim pra falar que eu adoro rádio!

É, rádio. É muito gostoso de ouvir! Aquela expectativa de não saber qual vai ser a próxima música, ou qual vai ser a ordem das músicas na parada do dia, ou ainda uma coisa muito legal que diferencia o rádio da experiência de fazer uma playlist com milhares de arquivos em MP3!

O fator humano.

Tem uma pessoa, lá, do outro lado, no estúdio, programando as músicas, falando com a gente, entre elas. Sim, eu gosto de locutores falando. Tem uma rádio que eu ouvia, mas parei de ouvir justamente quando virou o que eu chamo de "rádio MP3"! É só música, sem ninguém falando. Tudo bem, o repertório até que é bom, mas perde metade da graça!

Mas estamos na era do MP3, da internet. E, felizmente, existe uma coisa que é a junção entre o rádio e o MP3: o podcast!

Basicamente, é um programa feito por alguém que não precisa ser profissional de mídia - aliás, geralmente, nem é! É uma pessoa "comum" que não achou na rádio "normal" um programa ou programação do jeito que ela queria. É a velha máxima do do it yourself, o "faça-você-mesmo"!

Eu gosto MUITO de ouvir podcasts! É que nem ouvir rádio (puxando para o AM, convenhamos), mas com uma vantagem: eu posso baixar, ouvir no computador ou no MP3 player ou até mesmo gravar em CD e ouvir no discman, se for o caso, na hora em que eu quiser! É só colocar o link num agregador como o iTunes ou o Ziepod (que é o que eu uso), baixar pro computador e ouvi-lo como quiser! É tudo de bom!

De qualquer forma, eis aqui uma listinha dos podcasts que eu costumo ouvir. Lembrando que nem todos são feitos por profissionais, então, tem alguns que são meio bissextos, ok? O link no nome vai para a página do podcast, que tem o link para o agregador, além de textos relacionados aos "pods". Vamos lá:

Aline Multiply - bem, o nome não é mais esse! Chamava assim quando a dona do "pod", Aline Rodrigues, tinha a página no Multiply. Como ela mesma diz, "música latina, cotidiano e Fórmula-1". Sim, ela gosta de F-1 - e também atende pelo nome de "lynwilliams" - adivinha por quê! De qualquer forma, é muito gostoso de ouvir, um podcast feito com bom humor! Recomendado!

Alto-falante - esse é profissional! É um programa de rádio lá de Minas Gerais - na verdade, um programa de TV, que passa na TV Cultura e na Rede Minas! O foco são as novidades musicais, mais de fora no Brasil, com muitos e muitos comentários. Aliás, esse é um problema deles: são três locutores, eles entendem do riscado, mas me parece que eles se acham os grandes donos da verdade! Ouçam e entenderão (atenção aos tons de voz). De qualquer forma, vale ouvir! É bom, sim!

Rádio OnBoard - ouvi pela primeira vez nesta semana. É uma mesa redonda sobre fórmula-1. O primeiro programa tem participação da Aline Rodrigues. Confira!

Espaço Retrô - velharia, muuuuuuuuuuuita velharia, especialmente dos anos 80! Apresentado por Tato Garcia - que tem até um sebo, vejam vocês! Ah, além de música, tem trechos de propagandas antigas! Imperdível!

IDG Now! - do site homônimo. Entrevistas com profissionais de tecnologia. É bem curtinho, com cerca de 15 minutos.

SemanaTech - um dos sites do portal da revista INFO. O pessoal da redação comenta as principais notícias da semana - mas não muito animados, porque, afinal, o "pod" é gravado e disponibilizado na sexta de tarde!

PodSemFio - vejam só: era uma vez, em Curitiba, uma dentista que era fanática por tecnologias móveis! O que ela fez? Beatriz "Bia" Kunze se tornou especialista no assunto e fez um blog e um podcast - elé a Garota sem fio! Muito bacana, ouçam!

Trama Virtual - é o caos na Terra! Aliás, no UOL! O pessoal que trabalha no portal "Trama Virtual" faz um podcast ABSURDAMENTE LOUCO com os lançamentos disponibilizados no site - e muitos, muitos, muitos assuntos paralelos! "Caótico" é pouco! "Divertido" é a palavra! E as músicas costumam ser muito bacanas!

Enfim, essas são apenas algumas sugestões! Há vários diretórios de podcasts (como o Odeo, o Vocepod - esse é brazuca! - e o Podomatic) e, com certeza, tem um com o tema que te interessa!

E, se não tiver, ora, faça o seu! ;)

FUI!

Comentários