Paranóia de informação

Sabem, eu sei que somos "informívaros", atualmente, mas tem coisas que passam dos limites!
Hoje, por exemplo, eu acabei passando na praça de alimentação de um shopping aqui perto do trabalho, e percebi algo que vai me fazer não ir mais almoçar lá!
Televisores! Por todos os cantos!
Eles não estavam ligados em emissoras de TV comuns. Transmitiam pequenos "flashes" noticiosos de um grande portal de internet. Um após o outro, sem parar!

E qual o problema?

O problema, pessoal, é que tem hora pra tudo!
Quando eu me sento para comer, eu gosto de tranqüilidade, de relaxar um pouco, de curtir o momento. Sejamos francos: há um prazer envolvido no ato de comer! Não estou dizendo para vocês buscarem conforto na comida (esse é o primeiro passo para se tornar uma baleia), mas imaginem a cena: você está comendo seu prato favorito, quando a televisão mais próxima solta algo do tipo "explosão na embaixada de não-sei-quem não-sei-aonde mata não-sei-quantas pessoas"! E com imagens! Sei que a maioria das pessoas consegue ver uma coisa dessas e continuar a vida como se nada fosse, mas eu não consigo! Queria conseguir...
Ou talvez não! Conseguir isso seria muuuuuita insensibilidade! Não faz meu estilo!
E tem uma outra coisa: quem não fugiu da escola sabe que faz mal pra saúde assistir TV enquanto se come! Isso desvia a energia da digestão para o processamento das informações recebidas! Ah, o mesmo vale para usar o computador, por motivos óbvios!
Pois é: eles sabem quem chamar pra instalar os televisores, sabem como fazer para mudar as imagens, sabem que marca escolher...
Só não sabem que nada disso deveria ser feito!

E tem mais!

Em um dos corredores desse mesmo shopping, há várias dessas televisões, uma atrás da outra. Sim, ficam no meio do corredor!
Nada recomendável, também! Afinal, não só elas tiram espaço de quem está andando, como distraem as pessoas das vitrines - será que a administração do lugar pensou nos lojistas? De jeito nenhum! - e também das outras pessoas! Vai ser um tal de encontrão pra lá, encontrão pra cá...
Ah, lembrei de outra coisa: vocês já perceberam que, com uma televisão por perto, praticamente ninguém conversa? Puxa, é tão gostoso bater um papinho à mesa, depois de comer...

Pra terminar...

Outra coisa que me aborrece são aquelas rádios que vivem inserindo notícias no meio da programação musical, independente do dia e da hora! Eu já deixei de ouvir uma emissora por causa disso!
Por quê? Ora, mesma coisa que o exemplo do prazer da comida, acima, sendo que a música é exclusivamente para o prazer!
Tipo, de manhã, eu ouço a KISS FM - mas só até as 7 horas! Depois, eles entram com um noticioso, e eu apelo para o meu MP3 player! Porque todas as rádios têm noticiários, nessa hora!
Não me entendam mal: sei que informação é necessária! Só acho que há um exagero! A gente tem que estar informado sobre tudo, toda hora, sem parar? Eu acho que não!
O pior é que, do jeito que as coisas vão, vou ter que começar a comprar comida para viagem, só, e ter que me trancar em algum lugar para poder ter um mínimo de tranqüilidade...

Força, sempre!

Comentários