Grávidos(?)

 

Uma coisa que eu tenho visto, já há algum tempo, na vida real e nas mídias por aí, é que, quando vem um bebê, o casal fala "estamos grávidos". Como sou de outra época, isso sempre me dá uma sensação esquisita. Tipo, "estamos grávidos" me faz pensar em um bebê em cada barriga.

 

"O tempo passa, o tempo voa", e eis que minha esposa e eu estamos na expectativa pela chegada do Nícolas, o que vai acontecer (se Deus quiser!) em alguns dias. E foi aí que eu vi que esse "estamos grávidos" está um pouco fora da realidade, de fato.

 

Explico: até o bebê estar com um tamanho razoável, todas as informações que eu tinha sobre ele vinham da Michele. Mesmo colocando a mão na barriga dela, eu não conseguia sentir o bebê. Eu só o via nos ultrassons - o que continua acontecendo, aliás. E não foram poucas as vezes que a Mi entrou no escritório (estou em home office há quase um ano) com os olhos arregalados, porque tinha dado algum problema (e toca correr pro hospital). Quem sente as coisas é ela, quem sabe as coisas é ela, quem interage com o bebê, no fundo, é ela. A mim, cabe somente esperar (e rezar!) que esteja tudo bem. Na verdade, enquanto a Mi não acorda e diz que está se sentindo bem e que o Niki está se mexendo, eu não tenho tranquilidade. Eu só fico de guarda, tentando adivinhar como estão as coisas e ficar preparado para quando algo der errado.


Ele está lá dentro. Eu estou aqui fora.


Não vejo a  hora de ele nascer, para poder pegá-lo no colo, abraçá-lo, apertá-lo, olhar nos olhos dele, fazer carinho… Aí, eu vou poder ver se ele está bem, vou poder ver a temperatura dele, ver ele se mexendo, reagindo… Não vai eliminar os medos, bem sei, mas eu vou poder ver o que está acontecendo e fazer algo a respeito!

 

Mas, sabem, eu até entendo o porquê disso. Tem a ver com fazer o homem se sentir parte do processo - especialmente no caso de homens que acham que isso não tem nada a ver com eles! De fato, tem cara que não está nem aí! Enquanto o bebê não nasce, ele não é pai! E tem uns que nem depois! Aliás, eu falo muito com o meu filho, mas já teve gente estranhando que eu faço isso, porque o bebê ainda nem nasceu, para que falar com ele?... Então, para trazer esses caras para o processo, deixar claro que eles fazem parte do negócio, têm responsabilidade e tudo o mais, surgiu o "estamos grávidos".

 

Só que isso não é verdade.

 

Nós vamos ter um filho. Minha esposa vai ser mãe, eu vou ser pai. Teremos uma criança em casa, teremos uma vida nova em nossas vidas. 

 

Mas quem fica grávida é a mulher. Não existe "estamos grávidos". Para o bem e para o mal.

 

Comentários