Ideologia, eu NÃO quero uma para viver!

Pois é!
Desde… quando? 2013? 14?
Enfim, já tem alguns anos que o brasileiro descobriu que dá para protestar, fazer passeata, se manifestar politicamente...
A moda, agora, é "se posicionar". Aliás, tem uma até uma frase "se não você não está incomodando, não se posicionou o suficiente".
O resultado? Você não consegue pedir um guardanapo, por favor, sem ouvir um longo e chato discurso, junto! Podcasts de assuntos nerds estão declarando para qual lado torcem! Até aquele reality show, lá, pelo que consta, ficou tocando nos assuntos da moda ideológica…
Dizer que está chato já até virou pouco - está um saco, em português se não bom, pelo menos claro!

E quem prefere não torcer para lado nenhum?
Falando da minha experiência pessoal, eu fico sempre num dilema: tenho amigos e familiares dos dois lados e frequento ambientes em que há torcedores dos dois lados. Tento ficar neutro, mas, no final, essa é uma postura que também desagrada! É o que eu falei lá em cima, a moda é o "se posicionar"! Tanto que tem até um termo usado pejorativamente para quem não escolhe lados: "isentão". As pessoas QUEREM discutir, QUEREM brigar, QUEREM a tal da "treta"! O ambiente praticamente EXIGE que você adote um lado, que você torça para alguém! E ai de você, se não escolher OU se escolher o lado "errado"! Afinal, as pessoas querem que você se envolva em ideologias (ou, melhor dizendo, em política), mas tem que se envolver NA DELAS! É aquela coisa do "não era isso!", depois…
Ai de você, se for mortadela num ambiente de coxinhas, ou se for coxinha num ambiente de mortadelas!
Então, o que fazer? Se você escolhe um lado, para se adaptar a um ambiente, isso pode trazer problemas, na hora que você chegar ao outro ambiente. Mentir? Também não é legal, é? E também pode ter consequências depois! Assumir sua opinião verdadeira, no ambiente contrário? Ixi, é capaz até de dar divórcio! Ficar em cima do muro? Capaz de desagradar aos dois lados…
E o pior de tudo que isso é só por causa de um bando de não-vou-nem-dizer-o-quê que não estão nem aí para a gente! Não querem saber se a gente vive, se a gente morre, se come, se sofre… Pagando os impostos e votando, tá bom!
Quando eu era mais novo, o pessoal falava que o brasileiro tinha que se envolver mais com política, participar mais da política,...
Trinta anos depois, me parece que isso deu MUITO errado!

P.S.: o uso do verbo "torcer" é proposital - afinal, assim como os times de futebol, os políticos são todos iguais, só muda a cor da camisa! #prontofalei

Comentários